As curiosidades da natureza e os Rios Voadores do Brasil

Conheça o Projeto “Rios Voadores” que usa avião e balão nas suas pesquisas

Há três décadas, cientistas brasileiros, liderados pelo Prof. Eneas Salati, reconhecem e estudam os rios voadores, mas só agora, no século 21, é que nasceu uma idéia com asas para tentar aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno.

O que são os “Rios Voadores”?

Rios voadores são cursos de água atmosféricos, invisivíes, que passam em cima das nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil.

A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta esquentada pelo sol tropical, as árvores devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante.

Abaixo no vídeo um voo de balão, é o treinamento da equipe que voa bem proximo as copas das arvores para coletar a umidade da atmosfera

Saiba mais sobre o projeto em http://www.riosvoadores.com.br/

Quer voar de balão click aqui e saiba mais…

Share Button

42 Replies to “As curiosidades da natureza e os Rios Voadores do Brasil”

  1. Camille Mercio

    Estudando muito com este vídeo pude ampliar os meus conhecimentos na qual é o ano da Consciência pela Água enfim adote voc~e também esta ideia não desperdice o bem maior e natural que ainda temos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.