Esta é uma atividade ao ar livre (e não poderia ter melhor definição!) com características bem diferentes das demais. O grupo terá que acordar bem cedo, em torno das 04:00h da manhã, para se deslocar para alguma cidade do interior de SP, a pelo menos 80 km da capital. Os vôos de balão acontecem preferencialmente nas primeiras horas do dia pois as temperaturas e os ventos são normalmente mais amenos. Uma equipe para a operação de um balão normalmente é composta por quatro pessoas. Durante a montagem do equipamento o piloto faz a checagem das condições atmosféricas bem como velocidade e direção dos ventos, após a montagem do balão o piloto faz a verificação do balão bem como passa as instruções aos passageiros.
Começa o processo de inflagem de ar frio com um moto-ventilador, depois do balão estar com 3/4 de ar frio começa o aquecimento com os maçaricos até o balão ficar em pé, novamente é feita uma conferência do equipamento (Check List) e estamos prontos para o voo. Durante todo este processo nosso grupo vai estar acompanhando e ajudando a equipe de operação, aprendendo um pouco sobre o esporte.
É evidente que a rotina de trabalho de um profissional que lida com balões não tem espaço para a monotonia. Conviver com doses de adrenalina torna-se parte integrante do dia a dia de um piloto.Lidar com dificuldades como a pequena autonomia ou a falta de um sistema de direcionamento de voo, conhecimentos sobre logística e orientação de voo, ventos e meteorologia são alguns dos pontos que vamos compartilhar com o grupo. Durante a “imersão” na atividade esperamos que os participantes sintam um pouco destas dificuldades “na pele” e aprendam com isso.
Sugestão
Nessa atividade ao ar livre com foco no aprendizado um especialista em transmitir experiência de vida para a realidade da empresa vai poder ajudar os organizadores para elaboração de analogias corporativa para que a retenção seja maior entre os participantes e que essa ação estratégica seja um sucesso para os idealizadores e que podem ser associadas a campanhas de incentivo, fusões de empresas ou áreas de negócios, integração, cenários de mudanças, treinamentos ou em ações promocional, de marketing, de desenvolvimento humano, de relacionamento e de alianças estratégicas. Essas iniciativas estimulam a equipe na busca de soluções inovadoras. Propiciar situações que fujam do cotidiano favorece a versatilidade e permite ao profissional atuar em diversas frentes.
Os líderes diante desse cenário possuem ferramentas poderosas para avaliar os padrões comportamentais verificadas durante a ação. Assim o profissional se vê em dilemas que testam seus limites, percepção e a reação diante das circunstâncias. Essa experiência servirá de parâmetros e instrumento na condução dos novos padrões de gestão, avaliação de estratégias e formas de atuação individual e coletiva. Sua prática implica conceitos muito importantes no relacionamento entre as pessoas, como solidariedade, união, liderança e trabalho em equipe.