Globo Repórter 22/06/2012- O pampa gaúcho

 Na série “No Céus do Brasil” o pampa gaúcho visto de cima num sobrevoo de balão, e também explorado por terra revelando sua paisagem, animais, o povo com seu trabalho e costume.

balão do Globo Reporter
imagem de cervo do pantanalimagem de balão sobre o pampa gaucho
 

O cervo do pampa gaúcho:

A expedição do programa avançou pelas trilhas alagadas, sobrevoou de balão para ver de perto onde vive o cervo, que está adaptado ao ambiente alagado.

Os cervo do pantanal são os maiores da America do Sul

 Como o cervo do pantanal se transformou no cervo do pampa? essa espécie nasceu mais ou menos no centro do Brasil, e ali ela dispersou pras grandes bacias. Ele chegou nessa área do Pampa gaúcho provavelmente há mais de um milhão de anos.

É uma população que está há mais de 100 anos isolada do restante das populações do resto do Pampa. Esse animal se estendia por Uruguai e Argentina e nessa região há uma população de 30 indivíduos isolados que corre uma ameaça de degeneração genética.

balão sendo inflado

O vento adia voo de balão

A equipe tentou domar o balão, mas quando começou a inflar o balão, o vento aumentou, por isso o voo foi adiado para a tarde

O Globo Repórter tentou sobrevoar o campo. Mas os ventos do Sul desafiaram a equipe do programa.

O trabalho no pampa gaúcho

A expedição do Globo Repórter seguiu até a região dos campos. Acompanhou um dia na rotina de quem trabalha, vive nas estâncias do Pampa.

pampa gauchopampa gauchopampa gauchopampa gaucho
 

O dia na fazenda começa cedo, com os peões  na lida com os gado colocando vacas de um lado. Terneiros do outro. É assim que chamam os bezerros

A fazendeira Graça Tirelli comenta:“Imagina como eu sou privilegiada de ter que lidar com essa maravilha todo dia. Pra mim, o Pampa representa a minha vida. Representa a vida da minha família. Há mais de 100 anos a minha família toda vive em função do Pampa. Então, todos são de origem camponesa”

A fauna e a flora do pampa gaúcho

A formações rochosas são valiosas, elas guardam a região mais preservada do pampa.

formações rochosas do pampa gaucho
flores do pampa gauchopescando peixe eletricopeixe eletricoimagem de coruja

O deserto do sul do Brasil

Região de areais guarda marcas do que já foi, um dia, um deserto.

A equipe do Globo Repórter voltou no tempo e chegou aos areais do Pampa. Parecia um deserto.

O deserto é decorrente da natureza. O homem não tem culpa disso. É de origem natural. Eu me criei vendo estes areais e não era nenhum problema de degradação, não é nada. O meu avô me contava as histórias. Andava de carro por aqui e não achava que isso fosse grande problema. Eu estudo estas áreas desde 1983. E elas não têm grande expansões. Esta vegetação atual vem se constituindo, vem se formando de três mil anos, dois mil anos pra cá. Então, é um tempo muito curto” explicou Dirce uma pesquisadora da região.

 

o deserto do sul do Brasilo deserto do sul do Brasil

Assim finaliza mais uma aventura com o Globo Repórter pelo Céus do Brasil.

o deserto do sul do Brasil

voo de balão em Boituva

faça uma aventura, venha voar com a equipe Aventurar Click aqui e saiba mais…

veja também:

Globo Reporter 25/05/2012- um passeio de balão sobre o deserto Árabe…

Share Button

Globo Repórter 22/06/2012- voo de balão sobre o pampa gaúcho

A bordo de um balão o bioma mais jovem do país e desbravado de leste ao oeste pelo apresentador do Globo Repórter  Sergio Chapelin e o repórter André Luiz Azevedo, o programa dessa sexta feira dia 22/06/2012 promete imagem fantástica do pampa gaúcho

repórter André Luiz Azevedo

repórter André Luiz Azevedo

Após sobrevoar a Mata Atlântica e a Caatinga, o ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira (22) apresenta uma nova edição da série ‘Globo Repórter nos Céus do Brasil’. Desta vez Sergio Chapelin e o repórter André Luiz Azevedo vão para o Pampa gaúcho. A expedição atravessa o estado do Rio Grande do Sul de leste a oeste e percorre cerca de 4,3 mil quilômetros para mostrar as peculiaridades de mais um bioma brasileiro.

A bordo do balão, André Luiz Azevedo mostra a bela paisagem vista dos céus do Pampa. A savana brasileira, que do alto parece apenas de capim, guarda valiosas substâncias para a medicina. À noite, as grandes fazendas da região viram completos campos de pesquisa. O ‘Globo Repórter’ acompanha o trabalho desses pesquisadores que exploram a rica fauna e flora da região em busca de novas substâncias medicinais. Além das já conhecidas macela e espinha-santa, biólogos apresentam uma nova descoberta: uma planta que pode servir para o tratamento da depressão.

A equipe entra em trilhas fechadas para registrar a famosa caça ao javali, o mais forte e poderoso invasor do pampa gaúcho. O programa mostra o prejuízo que o feroz animal causa nas fazendas da região: além de comer os cordeiros e destruir toda a lavoura, ele ataca outros animais nativos. Por isso, biólogos defendem que o incentivo a sua caça, permitida por uma lei estadual, é necessário para a conservação do bioma. Na aventura pela região, vamos conhecer ainda três curiosos integrantes da fauna do sul do país: o tuco-tuco, o misterioso peixe elétrico e as agressivas formigas gigantes.

E quais são os segredos do fogo de chão, o delicioso churrasco típico dos gaúchos? O apresentador Sergio Chapelin se junta à equipe do programa e sai a cavalo pelos campos do Sul para conhecer o trabalho dos gaúchos com o gado e experimentar a carne preparada por eles na hora e conhecida como umas das mais saborosas do mundo.

não percam o programa dessa sexta feira dia 22/06/2012

Veja também:

Globo Reporter nas Cataratas do Iguaçú…

Reserve já o seu voo de balão…

 

 

Share Button

Balonismo em Rio Claro: O campeão do Ibero-Americano de Balonismo 2012.

Fabio Passos foi o grande campeão do 1º Campeonato Ibero-americano de balonismo 2012 em Rio Claro

Balonismo em Rio Claro: O campeão do Ibero-Americano de Balonismo 2012.Balonismo em Rio Claro: O campeão do Ibero-Americano de Balonismo 2012.

O resultado final do Campeonato Ibero-Americano de Balonismo 2012 de Rio Claro ficou assim:

1º Fabio Passos
2º Markus Kalousdian
3º Warley Macedo
4º Edu Libra
5º Luis Silvestre
6º Rubens Kalousdian
7º Ronaldo Morales
8º Lupercio Lima
9º Christian Kalousdian
10º Renan Mancuso
11º Marcos Paulo
12º Amarildo Tozzi
13º Valdemir Taveira
14º Henrique Linhardt Beto
15º Ricardo Zavarello
16º Rodrigo Pires
17º Ricardo Alvarez (ARG)
18º Rodrigo Barrote
19º Antonio Lourenço
20º Wagner Pascoalino
21º Isaias Silva Soares (MEX)
22º Ricardo Benitez (ESP)
23º Christian Millas (CHILE)
24º Celso Marcantonio
25º Renato Gonçalves

Parabéns ao campeão e a todos que participaram do primeiro Campeonato Ibero-Americano de Balonismo

 

Share Button

Voo de balão em Boituva

O balonismo nesse final de semana em Boituva foi presenteado com dias espetaculares!

Depois de vários dias de chuva e condições ruins a pratica do voo de balão, Deus como atendendo a muitos pedidos trouxe dias realmente muito agradáveis com ventos amenos, perfeito para um passeio de balão.

Passageiros antes da decolagemPassageiros antes da decolagem

Aqui nessas imagem passageiros ansiosos antes da decolagem do balão . Perguntaram a senhora que está nessa foto inferior a esquerda acenando e sorrindo, se ela estava com medo ou receio? ela disse: não, que já deu a volta ao mundo de avião e que estava preparada para mais uma  aventura.

Passageiros antes da decolagemPassageiros antes da decolagem
Passageiros antes da decolagemPassageiros na decolagem

O Cmt. Miguel e sua equipe estão de parabéns, tanto na decolagem como no pouso Miguel instrui o resgate para que o passeio de balão seja uma aventura, porem com segurança sempre atentos ao vento e também a um melhor local para o pouso.

No final do voo de balão os passageiros fazem um brinde com champagne e logo após um café no Hotel Boituva.

Voo de balão em BoituvaVoo de balão em Boituva
Voo de balão em Boituva

Na imagem acima, o balão da equipe de balonismo Aventurar pousando no trevo de Boituva km 116 da castelo branco, parando parcialmente o transito, o pessoal que iam passando puderam presenciar o momento do pouso e o brinde do “GRAND FINAL” da aventura.

Gostou da aventura? compartilhe!!!

Se quiser saber mais sobre voo de balão entre em contato ou use nosso comentário do facebook logo abaixo, você também pode acessar a pagina reserva e conhecer mais detalhes do local e sobre o voo de balão.

Nesse aplicativo abaixo você poderá comprar seu passeio de balão em até 5x nos cartões


 

Quantidade:



Share Button

Balonismo em Rio Claro: Campeonato Ibero-Americano de Balonismo.

O Campeonato Ibero-Americano de Balonismo 2012, acontece em Rio Claro de 13 a 17 de junho .

Balonismo em Rio Claro: campeonato Ibero-Americano de balonismo.

Sendo realizado pela primeira vez, o Campeonato Ibero-Americano de Balonismo em Rio Claro- SP, será o primeiro evento que terá a participação de países de língua Portuguesa e Espanhola.

O evento é aberto ao publico e teve abertura às 20h desta terça-feira dia 12/06  na estação ferroviária. Serão, 25 equipes do Brasil, Chile, Argentina e México.

No sábado será o dia de uma das atividades mais esperadas pelo público que curte o balonismo. A partir das 19 horas acontece a apresentação de night glow no aeroclube, com entrada gratuita. É um show de luz e som com balões incandescentes que marca o clímax dos torneios de balonismo e costuma reunir grande público em Rio Claro.

O torneio continua com com a competição de voo no domingo  dia 17 a partir das 6 horas. Ao meio dia, acontece a premiação, em local ainda a ser divulgado.

Veja toda a programação do Campeonato Ibero-Americano de Balonismo em Rio Claro- SP

Dia 12 Terça feira      – 20 hs – Coquetel de abertura do evento.
Dia 13 Quarta feira   – 09hs as 12hs – Check in para pilotos e oficiais
15hs – Briefing e voo competitivo.
Dia 14 Quinta Feira   – 06h e 15h – Briefing e voo competitivo.
Dia 15 Sexta feira      – 06h e 15h – Briefing e voo competitivo.
Dia 16 Sábado            – 06h e 15h – Briefing e voo competitivo.
19h – Night Glow – local a ser definido.
Dia 17 Domingo        – 06h – Voo Competitivo.
12h – Premiação – local a ser definido.

Pilotos

# 01 Ricardo Alvarez Buenos Aires – Argentina

# 02 Lupercio Barros Lima -Goiania – GO

# 03 Luis Henrique Silvestre-São Paulo – SP

# 04 Rubens Rosdon Kalousdian-São Paulo – SP

# 05 Christian Millas-Santiago – Chile

# 06 Isaias Silva Soares-Mexico

# 07 Marcos Paulo da Silva-São Paulo – SP

# 08 Fabio da Silva Passos-Itupeva – SP

# 09 Warley Macedo-São Paulo – SP

# 10 Valdemir Taveira-Osasco – SP

# 11 Amarildo Tozzi-Maringa – PR.

# 12 José Eduardo Alves de Souza-Jandira – SP

# 13 Ricardo Gaspar Zavarello-Rio Claro – SP

# 14 Wagner de Jesus Pascoalino-Batatais – SP

# 15 Celso Marcantonio-São Caetano do Sul – SP

# 16 Ronaldo Morales-São Paulo – SP

# 17 Markus Dikran Kalousdian-São Paulo – SP

# 18 Renato Mathies Gonçalves-São Paulo – SP

# 19 Antonio Correa Lourenço-Rio de Janeiro

# 20 Renan Mancuso S. Carvalho-Rio Claro – SP

# 21 Ricardo Benitez Martins-Sorocaba – SP

# 22 Henrique Linhardt Neto-Santa Gertrudes – SP

# 23 Rodrigo Masiero Tolosa Pires-Rio Claro – SP

# 24 Christian Kurken Kalousdian-São Paulo – SP

# 25 Rodrigo Henrique Barrotte-Rio Claro – SP

#Fiesta 1 Antonio Pereira filho-São Paulo

#Fiesta 2 Cid Barros-Piracicaba – SP

Exemplo de prova

pilotos teêm que escolher dois alvos de uma lista pré estabelecida e precisarão voar até eles para fazer a melhor pontuação. O céu de Rio Claro ficará  com um colorido com mais de 25 balões sobrevoando a cidade, num espetaculo sem igual!!!

Em Rio Claro foram realizados vários eventos importantes como o Campeonato Brasileiro , Campeonato Sul-americano e outros de grande importância e é uma zona que se presta perfeitamente para a pratica do balonismo.

Se você gostou do evento compartilhe em seus perfis sociais

Melhor, você quer fazer um voo de balão? Entre  em contato conosco ou deixe um comentário.
Share Button

Balonismo, 24º Festival Internacional de Torres 2012

Festival Internacional de Balonismo de Torres  é um evento tradicional da cidade, todos os anos desde 1989 entre abril e maio o céu fica com um colorido sem igual com dezenas balões.

Balonismo, 24º Festival internacional de Torres 2012

Torres é uma cidade do Estado do Rio Grande do Sul com uma população estimada de 33.680 pessoas.

Não podemos somente relacionar a cidade de Torres ao voo de balão , ou balonismo sem falar do que também faz a diferença no passeio de balão por lá.

A cidade de Torres tem um grande potencial turístico com suas belas paisagens e suas construções coloniais.

Com as ferias chegando com certeza   Torres é uma ótima opção de  lugares do sul para se conhecer,  não é mesmo..?

 

Imagem de paisag

O balonismo surgiu em Torres em 1989, dizem ser até por acaso, numa tentativa de inovar os organizadores da  II FEBANANA  festa que era anualmente realizada, trouxeram alguns balões, o publico reagiu de maneira positiva aprovando a novidade em outubro daquele ano, surge o 1º Festival de Balonismo em Torres, de lá para cá o festival vem crescendo cada vez mais

Você gostaria de fazer um passeio de balão? entre em contato conosco

Se você quiser saber mais sobre Torres acesse o site oficial da cidade Clicando aqui

O balonismo sem duvida é um ótimo negócio e somou muito a capacidade turística de Torres com uma visão aérea da suas belas paisagem .

Sabendo da importância do festival de balonismo organizadores e envolvidos realizam pesquisa, para  aprimorar o atendimento e a conquista da satisfação dos visitantes do Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Esse foi o objetivo da Pesquisa de Satisfação do 24º Festival Internacional de Balonismo aplicada de 28 de abril a 1º de maio. A pesquisa foi apresentada pelo secretário de Turismo, Comércio e Indústria, Roniel Lummertz, junto com a avaliação da Temporada de Verão 2012 do antes entrar em férias.

O evento, planejado durante meses pela Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria da Prefeitura de Torres teve a aprovação do público. Tal avaliação foi obtida por meio da pesquisa aplicada com 77 pessoas durante os cinco dias de evento. A Média Amostral obtida na investigação aponta a faixa etária de 28 anos para os participantes de pesquisa. Deste público 31,17% com idade até 20 anos; 28,57% de 21 a 30 anos; 18,18% de 31 a 40 anos, 11.69% de 41 a 50 anos, 7,79% de 51 a 60 anos. Do público abordado 2,6% não revelaram a idade. Sobre a escolaridade, 20,78% dos visitantes entrevistados se apresentaram como universitários; 31,17% como estudantes do ensino médio; 20,78% como graduados; 20,78% como pós-graduados e 14,29% com Ensino Fundamental.

Na avaliação geral dos visitantes, o 24º Festival Internacional de Balonismo foi um evento apontado de Ótimo a Excelente para 73% dos visitantes, regular para 23%, e ruim para apenas 1%. Nesta edição, a programação agradou a 81,83% dos entrevistados, como excelente, ótimo e regular. Não responderam, apresentou 18,18% dos apontamentos obtidos. O secretário de Turismo explica que as pessoas pesquisadas nas enquetes formalizaram o fato de não estarem presentes no parque nos horários dos shows, e que, portanto, estavam impedidos de avaliar o quesito.

Um dos dados que revela a satisfação do visitante é obtido pelo número de visitações ao evento. A maior parte dos entrevistados, 46,75% responderam que visitaram o Parque de Balonismo pelo menos quatro vezes durante o evento. Para 57,14% dos visitantes a infraestrutura foi avaliada em Ótimo e Excelente; 24,68%, Bom; e 11,69% a julgaram regular. Com 87,02% os visitantes julgaram as atrações paralelas entre excelente, ótimo, bom e regular.

O maior número de visitantes do festival, 51%, é torrense, seguido por moradores da região metropolitana com 22%. O restante do público é composto por pessoas do Sul de Santa Catarina (12%), do Litoral Norte Gaúcho (8%) e da Serra Gaúcha (4%). A maioria dos frequentadores do evento é motivada pelos balões. Cerca de 50% do público prestigiam-no por este atrativo. Os shows são responsáveis pela visita de quase 33% dos visitantes.

Expositores também avaliaram o 24º Festival de Balonismo

Uma enquete semelhante foi aplicada com os comerciantes do 24º Festival Internacional de Balonismo. Estes também revelaram satisfação no evento, sendo que 94,44% das empresas abordadas pelos pesquisadores disseram que pretendem participar da próxima edição do Festival em 2013.

Nos últimos anos a organização do Festival disponibiliza uma mega estrutura que possibilita melhor proteção aos expositores, comerciantes e visitantes. Também facilita a distribuição e adaptação dos corredores de circulação para o melhor acesso ao comércio, praças de alimentação e a arena de shows. Esta estrutura também foi bem avaliada pelos comerciantes: 66,67% bom, 25% ótimo, e apenas 8,33% não ficou satisfeito om a distribuição do espaço.

Na opinião dos entrevistados, o atendimento da parte Administrativa do Festival de Balonismo no Parque foi ótimo para 36,11%, bom para 52,78% e ruim para 5,56% dos entrevistados. A pesquisa revelou a aprovação de 86,11% dos entrevistados quanto à infraestrutura da área de lazer, na região dos bares e barracas.

Jornalista Milena Meira – 12.028 drt/rs

Foto Luis Reis

 

Share Button