Bastidores do Globo Repórter gravação da caatinga.

O jornalista Francisco José fala os bastidores das gravações do programa Globo Repórter nos céus do Brasil sobre a caatinga no Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, ambos na região de São Raimundo Nonato. O programa é o segundo da série “Nos Céus do Brasil” que está apresentando os principais ambientes naturais do país.

Click na foto e assista os bastidores da gravação

Click na imagem para assistir o vídeo dos bastidores da gravação

O reporter fala sobre as dificuldades de uma grande produção, com um balão de ar quente e um helicóptero que durante 20 dias se deslocaram por locais de difícil acesso com toda a estrutura necessária para a gravação do programa e comenta a sua sua forte identificação com a matéria “nasci aqui com muito orgulho” O grande destaque do programa é mesmo o voo de balão um voo tranquilo e sereno do balão sobre essa incrível paisagem, que observa a quantidade e diversidade da caatinga, e os especialistas falando sobre suas pesquisas com mamíferos, répteis, pássaros, aranhas, plantas, geologia, arqueologia entre várias outras áreas. Uma entrevista gravada com a arqueóloga Niéde Guidon num dos desfiladeiros do parque ganha destaque ao refletir a importância da Serra da Capivara, e consequentemente do Piauí, no contexto mundial.

Qer voar de balão? saiba mais em http://balonista.com.br

Share Button

Balonismo irresistível Globo Repórter

Não tem que resista ao ver um balão e não tenha a tentação de voar, Sergio Chapelin que o diga na primeira reportagem do Globo Repórter ele se mostrou bastante resistente ao ser convidado a voar de balão, mas agora nessa segunda reportagem ele voou a bordo do balão sob o comando do experiênte balonista Feodor Menov.

voando de Balão na Serra da CapivaraNo programa, o telespectador conhece a reserva florestal onde vivem espécies que só existem no Brasil e as substâncias e plantas que são usadas na indústria farmacêutica. Os repórteres mostram também vestígios do homem pré-histórico, já que a Caatinga serviu de abrigo para os primeiros habitantes da América. “Neste especial, o telespectador vai descobrir toda a exuberância da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro localizado em uma região onde vivem mais de 18 milhões de nordestinos. Inclusive eu, que nasci no sertão, onde predomina esse ecossistema tão valioso!”, adianta o repórter Francisco José.
O especial acompanha a rotina de trabalho do povo sertanejo. Como é o dia a dia dos moradores desta região? Cangaceiros mostram suas habilidades em desbravar as terras do sertão no meio da vegetação espinhosa. E um dos trabalhadores é convidado para um passeio no balão do ‘Globo Repórter’ e fica encantado com a beleza de sua terra vista sob um novo ângulo.
Nesta segunda expedição do ‘Globo Repórter nos Céus do Brasil’, o apresentador Sérgio Chapelin também embarca no balão: “Desta vez a aventura foi completa. Voei junto com o Chico José. Foi uma experiência muito bacana. A paisagem vista lá de cima é incrível!”, conta Chapelin.

Se você quiser experimentar saiba mais sobre voos e passeios de balão em http://balonista.com.br

 

 

 

Share Button

Globo Repórter voo de balão na Caatinga

No próximo programa do Globo Repórter que irá ao ar sexta-feira 16/03/2012 um belo trabalho do piloto de balão Feodor Menov com o apresentador Sérgio Chapelin  e o repórter Francisco Jose na companhia do vaqueiro piauiense onde mostram a beleza da caatinga, principal vegetação do semiárido piauiense e os encantos do Parque Nacional Serra da Capivara, localizando no sul do Piauí.

Vista balão Parque nacional da Capivara Piauí

Voo de Balão Serra da Capivara

Nos Céus do Brasil é uma série de programas do Globo Repórter, agora em sua segunda edição, onde serão apresentados os principais ambientes naturais do nosso território. Pela primeira vez o Parque Nacional Serra da Capivara será visto de balão e de helicóptero, que mostrarão a beleza e a importância de se preservar essas áreas naturais.
A produção do documentário foi realizada, em dezembro, a produção trouxe, pesquisadores, profissionais e equipamentos de Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador, Teresina, Petrolina e do Rio de Janeiro. Entre os equipamentos destaque para uma grua gigante, espécie de guindaste adaptado para receber uma câmera, que fez imagens dos desfiladeiros e dos pesquisadores.
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque 130 mil hectares e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km.

Para saber ver essa matéria assista Globo Reporter sexta-feira 16 de março de 2012.

Se voce quer experimentar um voo de balão veja em http://balonista.com.br

Share Button