Festival de Balonismo de Santa Maria 2010

O município de Santa Maria (RS) recebeu na última semana a segunda edição do Festival Internacional de Balonismo. Quarenta e sete equipes, oriundas do Brasil, Argentina, Estados Unidos, França e Nova Zelândia, participaram do evento, entre os dias 23 e 28 de março.
Quatro balões cruzaram o céu de Santa Maria no final da tarde sexta-feira. A participação  marcou a largada para o 2º Festival Internacional de Balonismo Cidade de Santa Maria, que começou na quarta-feira na cidade, mas, em função dos ventos fortes, não tinha tido nenhuma prova realizada.
As decolagens foram feitas de um campo de futebol localizado da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Marista, no Bairro Cerrito.
As competições de quarta, quinta e sexta-feira não ocorreram em função do vento. Os vencedores foram anunciados no domingo à tarde, após os voos do fim de semana. Fábio Bastos, com 5.783 pontos foi o campeão, seguido por Ademir Brolacci, com 5.402 pontos, e Giovani Pampemaier, com 5.295 pontos, de acordo com a Prefeitura de Santa Maria.
Segundo um relatório do setor de meteorologia da Base Área de Santa Maria (Basm), poderia chegar a 20 nós (o equivalente a 38 km/h), o que preocupou a coordenação técnica do festival.
Depois de quase uma hora de conversa, foi confirmado o cancelamento da prova competitiva de sexta-feira à tarde, porém, diferentemente do que aconteceu nos dias anteriores, dessa vez, as equipes foram liberadas para colocar os seus balões no ar.
O voo de sexta-feira ainda não contou pontos para a competição que vai até domingo à tarde. Em função dos dois dias sem voos, o 2º Festival Internacional de Balonismo Cidade de Santa Maria será estendido até terça-feira para que alguns balonistas permaneçam na cidade para voar e compensar os dias em que o vento forte não permitiu as decolagens.
Além das provas, o público que compareceu ao Jockey Club de Santa Maria também contou com shows de nove grupos musicais de forró, pagode e tradicionalistas, e apresentações de aeromodelismo.

Share Button