Outdoor Training e o Balonismo.

Balonismo

É o vôo realizado a bordo de um balão de ar quente. Por trás de uma definição simples está um dos mais privilegiados esportes do ar, onde apenas o céu é o limite. Voar de balão é uma das maneiras mais românticas de se voar, poucos podem resistir à atração e beleza plástica do balão, uma experiência que você se recordará durante anos se é que um dia vai esquecer.
O primeiro vôo de balão é inesquecível, de repente ao nível do solo e em instantes a centímetros das copas das arvores e depois a milhares de metros, tendo uma visão de centenas de quilômetros em todas direções, um vôo tranqüilo e silencioso ao sabor dos ventos. Esta é uma atividade para grupos pequenos, de 6 a 18 participantes.

Informações sobre atividade

Esta é uma atividade ao ar livre (e não poderia ter melhor definição!) com características bem diferentes das demais. O grupo terá que acordar bem cedo, em torno das 04:00h da manhã, para se deslocar para alguma cidade do interior de SP, a pelo menos 80 km da capital. Os vôos de balão acontecem preferencialmente nas primeiras horas do dia pois as temperaturas e os ventos são normalmente mais amenos. Uma equipe para a operação de um balão normalmente é composta por quatro pessoas. Durante a montagem do equipamento o piloto faz a checagem das condições atmosféricas bem como velocidade e direção dos ventos, após a montagem do balão o piloto faz a verificação do balão bem como passa as instruções aos passageiros.
Começa o processo de inflagem de ar frio com um moto-ventilador, depois do balão estar com 3/4 de ar frio começa o aquecimento com os maçaricos até o balão ficar em pé, novamente é feita uma conferência do equipamento (Check List) e estamos prontos para o vôo. Durante todo este processo nosso grupo vai estar acompanhando e ajudando a equipe de operação, aprendendo um pouco sobre o esporte.

Voando

Essa é a melhor parte, sobre voando cidades, lagos e montanhas a baixa velocidade sem ruídos e com visão de 360 graus, uma sensação realmente indescritível onde a magia é tão grande que é impossível descrever com exatidão. Uma das coisas mais interessantes deste esporte é que ainda pouco antes de decolar não sabemos para que direção vamos! É o vento que leva o balão, portanto vamos para onde “a natureza nos levar”.

Dinâmica da atividade

O grupo se reúne para sair em direção do local de decolagem. Tem-se início ao procedimento de inflagem do balão. A preparação do balão para o vôo leva uma hora. A duração de vôo normalmente também é de uma hora, se o tempo e a luz do dia permitirem, e após o pouso mais uma hora para guardar o balão e voltar ao local de lançamento dentro nosso veículo, todo o passeio leva de 3 a 4 horas. A direção é determinada pelo vento, esta é um das muitas qualidades mágicas de viajar de balão. Você será convidado a participar de todas a etapas do vôo ajudando tanto na preparação do balão para a decolagem, como no processo de desinflamem, se você assim desejar.
Resultados
É evidente que a rotina de trabalho de um profissional que lida com balões não tem espaço para a monotonia. Conviver com doses de adrenalina torna-se parte integrante do dia a dia de um piloto.Lidar com dificuldades como a pequena autonomia ou a falta de um sistema de direcionamento de vôo, conhecimentos sobre logística e orientação de vôo, ventos e meteorologia são alguns dos pontos que vamos compartilhar com o grupo. Durante a “imersão” na atividade esperamos que os participantes sintam um pouco destas dificuldades “na pele” e aprendam com isso.
O Pouso
O piloto busca um local de fácil acesso sempre abrigado do vento, espaçoso (isso nem sempre é possível), mas sempre acompanhado de uma multidão quando não uma manada de animais, bois, cavalos búfalos ou outras criações. Nunca se define o local antecipadamente, e essa é uma outra das surpresas do balonismo.
O Resgate
A equipe de resgate segue acompanhando o balão em contato por rádio ou visual, participando de um verdadeiro rally fora de estrada, também apreciando belas paisagens campestres. O objetivo da equipe de resgate, além de estar atenta para alguma emergência, é de levar o balão, seus tripulantes e passageiros de volta ao ponto de decolagem.
Brindando
Os pousos são sempre comemorados com champanhe no local da aterrissagem, e os passageiros também participam do batismo recebendo seu certificado de vôo e uma lembrança de nossa equipe.

Planejamento; Organização; Bom senso; Paciência; Trabalho em equipe; Comunicação; Gerenciamento de tempo e risco.

Pode ser incluído na atividade
Eventualmente, de acordo com o objetivo da empresa, amigos e familiares podem ser convidados a participar da equipe de resgate, acompanhando o balão durante todo seu trajeto, desde que com seus próprios veículos, neste caso devem estar preparados para estradas de terra (se é que vamos encontrar uma estrada!). · Kits de lanche especial para as equipes, durante a atividade. · Fornecimento de equipamentos individuais personalizados para cada participante (mochila, garrafinha de água, camiseta, boné), mediante acordo com a empresa.

Sugestão
Nessa atividade ao ar livre com foco no aprendizado um especialista em transmitir experiência de vida para a realidade da empresa vai poder ajudar os organizadores para elaboração de analogias corporativa para que a retenção seja maior entre os participantes e que essa ação estratégica seja um sucesso para os idealizadores e que podem ser associadas a campanhas de incentivo, fusões de empresas ou áreas de negócios, integração, cenários de mudanças, treinamentos ou em ações promocional, de marketing, de desenvolvimento humano, de relacionamento e de alianças estratégicas. Essas iniciativas estimulam a equipe na busca de soluções inovadoras. Propiciar situações que fujam do cotidiano favorece a versatilidade e permite ao profissional atuar em diversas frentes.

Os líderes diante desse cenário possuem ferramentas poderosas para avaliar os padrões comportamentais verificadas durante a ação. Assim o profissional se vê em dilemas que testam seus limites, percepção e a reação diante das circunstâncias. Essa experiência servirá de parâmetros e instrumento na condução dos novos padrões de gestão, avaliação de estratégias e formas de atuação individual e coletiva. Sua prática implica conceitos muito importantes no relacionamento entre as pessoas, como solidariedade, união, liderança e trabalho em equipe.

Share Button