Festas Juninas e os Balões.

Festa Junina sem Balão é Legal.

Mês de junho festas juninas época de tirar o chapéu de palha do armário, preparar as bandeirolas e convidar todo mundo para pular a fogueira dançar a quadrilha e curtir um friozinho tomando um quentão e saboreando os tradicionais quitutes da época. No Brasil depois do Carnaval as festas juninas são uma das tradições mais populares. Escolas, paróquias e grupos de amigos de todo país se reunem para comemorar  e manter a tradição das comemorações dos santos do mes de junho e julho . Mas infelizmente,também trazem os balões de papel, e nem sempre as brincadeiras com fogo têm um final feliz. Soltar balões é crime, e coloca em risco a vida de muita gente.

A legislação brasileira preve punições severas e a polícia está sempre pronta a coibir a prática de soltar balões, mas basta fazer uma busca na internet para encontrar diversas comunidades sobre o assunto. Ainda há muita gente que consegue burlar a lei.
Artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais  (Lei nº9.605/98), fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, pode levar a pessoa a ser condenada à pena de detenção, de 1 a 3 anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.
Quem solta balões pode pegar até 3 anos de prisão, sem falar na multa. Mas  a punição não é somente para os baloeiros. Fabricantes, transportadores e vendedores de  balões, também estão sujeitos a cumprirem a  pena.

Em consequencia das festas juninas nessa época do ano, associado ao inverno que tem manhãs frias e de ventos calmos a prática de soltar balões aumenta muito. O Disque-Denúncia lançou uma campanha no último mês de maio para combater ainda mais esse crime ambiental. Para se ter uma ideia, 20% dos incêndios florestais são causados por balões. As recompensas podem chegar a R$ 1.000,00. Se você souber de algum baloeiro,

Disque-Denúncia São Paulo
www.ssp.sp.gov.br
0800-156315 (Grande São Paulo)
(11) 6224-3040 (outras cidades paulistas)
Recebe informações e denúncias, sobre crimes e violência, 24 horas por dia. Garante o anonimato.

Polícia Militar do Estado de São Paulo
www.polmil.sp.gov.br
Disk PM (0800) 555190

Disque-Denúncia Rio
(21) 2253-1177 – Todos os dias, 24 horas

Viva Rio
(21) 2555-3750, www.vivario.org.br

Agora, se não deu tempo, e o balão já ganhou o céu, não adianta ligar para o Disque-Denúncia. A sua ligação deve ser feita para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Os motivos para a denuncia são óbivios:

A agressão ao meio ambiente:

Nessa época do ano a vegetação fica mais seca e os ventos em alguns períodos do dia mais intenso, criando condições ideais para a propagação do fogo. Os incêndios provocam empobrecimento do solo e a destruição do habitat natural de vários animais e a destruição permanente da vegeteção.

Economicos e socias:

Refinarias industrias e depósitos de materiais inflamavéis e lavouras são muito vuneráveis aos balões. Que a custos altíssimos mantem equipes de plantão para monitorar a movimentação de balões em seus espaços aéreos, mesmo sem tocar nos materiais podem provocar explosões em pleno ar por causa da emanação de gases inflamáveis. Balões tambem podem interromper o fornecimento de energia elétrica quando caem sobre as redes de distribuição ou estações de distribuição, alem dos prejuisos economicos, colocam oem risco a vida e bens de pessoas.

Segurança de voo:

Por voarem de maneira descontrolada invadem os espaços aereos controlados destinados a manobras de aeronaves como aeroportos, vias aéres e corredor de trafego de aproximação, por várias vezes ja foram reportados balões entre 5.000 e 7000 metros que compreendem o espaço aéreo superior por onde se dá o maior trafego das aeronaves, de acordo com os dados do  Sindicato Nacional de Empresas aereas e a Anac. Baloeiros insistem em afirmar que balões não colidem com aviões pois o arrasto produzido pelas aeronaves afastaria os balões, pura balela.

Se voce gosta de balões e quiser experimentar agende seu voo de balão uma experiencia única e que você jamais irá esquecer ou infrigir qualquer lei.

Saiba mais em balonista.com.br

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>