Balonismo, 24º Festival Internacional de Torres 2012

Festival Internacional de Balonismo de Torres  é um evento tradicional da cidade, todos os anos desde 1989 entre abril e maio o céu fica com um colorido sem igual com dezenas balões.

Balonismo, 24º Festival internacional de Torres 2012

Torres é uma cidade do Estado do Rio Grande do Sul com uma população estimada de 33.680 pessoas.

Não podemos somente relacionar a cidade de Torres ao voo de balão , ou balonismo sem falar do que também faz a diferença no passeio de balão por lá.

A cidade de Torres tem um grande potencial turístico com suas belas paisagens e suas construções coloniais.

Com as ferias chegando com certeza   Torres é uma ótima opção de  lugares do sul para se conhecer,  não é mesmo..?

 

Imagem de paisag

O balonismo surgiu em Torres em 1989, dizem ser até por acaso, numa tentativa de inovar os organizadores da  II FEBANANA  festa que era anualmente realizada, trouxeram alguns balões, o publico reagiu de maneira positiva aprovando a novidade em outubro daquele ano, surge o 1º Festival de Balonismo em Torres, de lá para cá o festival vem crescendo cada vez mais

Você gostaria de fazer um passeio de balão? entre em contato conosco

Se você quiser saber mais sobre Torres acesse o site oficial da cidade Clicando aqui

O balonismo sem duvida é um ótimo negócio e somou muito a capacidade turística de Torres com uma visão aérea da suas belas paisagem .

Sabendo da importância do festival de balonismo organizadores e envolvidos realizam pesquisa, para  aprimorar o atendimento e a conquista da satisfação dos visitantes do Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Esse foi o objetivo da Pesquisa de Satisfação do 24º Festival Internacional de Balonismo aplicada de 28 de abril a 1º de maio. A pesquisa foi apresentada pelo secretário de Turismo, Comércio e Indústria, Roniel Lummertz, junto com a avaliação da Temporada de Verão 2012 do antes entrar em férias.

O evento, planejado durante meses pela Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria da Prefeitura de Torres teve a aprovação do público. Tal avaliação foi obtida por meio da pesquisa aplicada com 77 pessoas durante os cinco dias de evento. A Média Amostral obtida na investigação aponta a faixa etária de 28 anos para os participantes de pesquisa. Deste público 31,17% com idade até 20 anos; 28,57% de 21 a 30 anos; 18,18% de 31 a 40 anos, 11.69% de 41 a 50 anos, 7,79% de 51 a 60 anos. Do público abordado 2,6% não revelaram a idade. Sobre a escolaridade, 20,78% dos visitantes entrevistados se apresentaram como universitários; 31,17% como estudantes do ensino médio; 20,78% como graduados; 20,78% como pós-graduados e 14,29% com Ensino Fundamental.

Na avaliação geral dos visitantes, o 24º Festival Internacional de Balonismo foi um evento apontado de Ótimo a Excelente para 73% dos visitantes, regular para 23%, e ruim para apenas 1%. Nesta edição, a programação agradou a 81,83% dos entrevistados, como excelente, ótimo e regular. Não responderam, apresentou 18,18% dos apontamentos obtidos. O secretário de Turismo explica que as pessoas pesquisadas nas enquetes formalizaram o fato de não estarem presentes no parque nos horários dos shows, e que, portanto, estavam impedidos de avaliar o quesito.

Um dos dados que revela a satisfação do visitante é obtido pelo número de visitações ao evento. A maior parte dos entrevistados, 46,75% responderam que visitaram o Parque de Balonismo pelo menos quatro vezes durante o evento. Para 57,14% dos visitantes a infraestrutura foi avaliada em Ótimo e Excelente; 24,68%, Bom; e 11,69% a julgaram regular. Com 87,02% os visitantes julgaram as atrações paralelas entre excelente, ótimo, bom e regular.

O maior número de visitantes do festival, 51%, é torrense, seguido por moradores da região metropolitana com 22%. O restante do público é composto por pessoas do Sul de Santa Catarina (12%), do Litoral Norte Gaúcho (8%) e da Serra Gaúcha (4%). A maioria dos frequentadores do evento é motivada pelos balões. Cerca de 50% do público prestigiam-no por este atrativo. Os shows são responsáveis pela visita de quase 33% dos visitantes.

Expositores também avaliaram o 24º Festival de Balonismo

Uma enquete semelhante foi aplicada com os comerciantes do 24º Festival Internacional de Balonismo. Estes também revelaram satisfação no evento, sendo que 94,44% das empresas abordadas pelos pesquisadores disseram que pretendem participar da próxima edição do Festival em 2013.

Nos últimos anos a organização do Festival disponibiliza uma mega estrutura que possibilita melhor proteção aos expositores, comerciantes e visitantes. Também facilita a distribuição e adaptação dos corredores de circulação para o melhor acesso ao comércio, praças de alimentação e a arena de shows. Esta estrutura também foi bem avaliada pelos comerciantes: 66,67% bom, 25% ótimo, e apenas 8,33% não ficou satisfeito om a distribuição do espaço.

Na opinião dos entrevistados, o atendimento da parte Administrativa do Festival de Balonismo no Parque foi ótimo para 36,11%, bom para 52,78% e ruim para 5,56% dos entrevistados. A pesquisa revelou a aprovação de 86,11% dos entrevistados quanto à infraestrutura da área de lazer, na região dos bares e barracas.

Jornalista Milena Meira – 12.028 drt/rs

Foto Luis Reis

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*