Turismo de Balão no espaço.

Empresa catalã planeja levar turistas em balão espacial

A empresa catalã Zero2infinity tem planos de oferecer um passeio turístico de balão, inflado com gás hélio, em que é possível ver tanto a Terra em tons azulados quanto o espaço negro.
A tripulação seria formada por quatro pessoas e mais dois pilotos de voo que, acomodados dentro de uma cabine em formato ovalado e içada pelo tal balão, teriam uma visão privilegiada da Terra a nada menos do que 36 quilômetros de distância.

Efe
Imagem de como seria a cabine que levará quatro pessoas e dois pilotos para um passseio turístico espacial
Imagem de como seria a cabine que levará quatro pessoas e dois pilotos para um passseio turístico espacial

Os passageiros, afirma a Zero2infinity, não passariam por nenhuma formação ou treinamento especial e nem seriam obrigados a atender a determinadas condições físicas.

“A 4.000 metros, há um desconforto respiratório. Só uma pessoa bem treinada consegue chegar a 6.000 metros em um balão comum”, lembra Miguel Leiva, 57, que há 23 anos faz balonismo. “Essa altura que a empresa cita é uma zona da morte. A temperatura é muito baixa.”

Ainda não se sabe como a empresa pretende colocar os passageiros dentro da cabine e em quais condições internas.

O Bloon, como é chamado o projeto, faria sua primeira viagem em 2015 e receberia quem está disposto a pagar o preço do entretenimento, estimado em 110.000 euros (aproximadamente R$ 252 mil).

Empresas de outros países também estão envolvidas no próximo filão da exploração espacial o turismo espacial  e atualmente desenvolvem protótipos de espaçonaves que poderão levar pessoas comuns a locais que antes eram só reservados a astronautas.

CLÁUDIA IZUMI Folha de São Paulo

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*