Como se tornar um piloto de balão

Saiba como se tornar um piloto de balão, custos e o tempo que você vai precisar até o seu breve.

A melhor maneira de se tornar um piloto de balão é procurar uma equipe de balonismo e se tornar um voluntário para os serviços de terra, mais conhecidos como (CP Charlie Papa na linguagem fonética oficial da aviação ou seja Carregador de Peso) não se sinta diminuído com isso, todos os pilotos atuais começaram assim e é muito comum quando um piloto não se qualifica para uma competição, participar nessa condição com outra equipe.

Nessa condição você terá a oportunidade de ver um balão de perto conhecer os procedimentos da equipe de balonismo e participar de campeonatos e até descolar um voo, se não conhece nenhuma equipe de balonismo venha fazer um voo de balão conosco para se familiar com todas as fases do voo e operação do balão.

Para se obter um brevê de piloto de balão deve-se seguir as instruções da Anac em RBHA 061 como o assunto é bem extenso vai aqui o meu resumo. Requisitos mínimos para ser piloto: Ter 18 anos de idade e concluido o 1º grau Exame médico pelo HASP (Hospital da Aeronáutica) ou médicos credenciados junto a Anac (CCF 2ª classe). Juntado os documentos mais os de praxe, Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, CPF, Atestado de Residência, e estar preparado pois sempre pedem algo que você não tem ou não trouxe, por exemplo, não adianta levar carteira da OAB ou CRM tem que levar o certifica de conclusão do 1º grau. Após as aulas teóricas, (8 horas) dá-se início a parte prática. Note que no Brasil ainda não temos nenhum curso regular teórico, essa instrução é dada pelo seu instrutor. Bem agora você vai ter sua carteira de aluno na categoria piloto de balão livre (BLAQ balão livre ar quente) e já pode iniciar nas aulas práticas com um instrutor, que começa com as instruções de, montagem inflagem e ancoragem do balão, ascensão, procedimentos de emergência, controle do balão,recuperação em descidas rápidas,voo em rota com referências visuais e navegação estimada, aproximação, pouso e procedimentos para desmontagem do equipamento. Após 15 horas de voo com o instrutor e 1 hora de voo solo, conforme o seu aproveitamento o instrutor já pode pedir a sua avaliação (check) por um piloto checador designado pela Anac. Sendo aprovado recebe um brevê temporário, válido por tempo determinado, podendo voar solo e em qualquer lugar, durante o período de carteira provisória ele não pode se envolver em acidentes ou cometer nenhuma infração, além de completar um mínimo de horas, ai sim receberá seu breve definitivo.

Quanto vou gastar ? Quanto tempo vai levar para obter o meu breve ?

Bem tempo é dinheiro, vai depender de quanto tempo ou dinheiro você vai disponibilizar mas pode se preparar para gastar de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00, você pode fazer um curso rápido, mas acredito que seria mais proveitoso se você se programar para faser em um ano ou mais, pois assim você poderia participar de campeonatos e festivais de balonismo e entrar em contado com vários pilotos e aprender os mais variados tipos de operações com balões, voos cativos, cativo noturno, voos livres, voos promocionais, voos com passageiros, lançamento de paraquedista, participação de campeonatos onde conhecerá as regras da competição de balonismo, e participando da equipe de terra vai aprender a evitar atoleiros e como se portam os balão no ar. Eu sempre insisto nesse tipo de aprendizado pois a operação de um balão é bastante simples, você dependerá mais desses conhecimentos que da operação do balão em si.

Gostou da postagem compartilhe!!!

Click aqui é saiba mais sobre os voos de balão... 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*