Felix Baumgartner : recorde mundial de voo de balão tripulado que foi mais alto.

 Dentro de uma cápsula presa a um balão de hélio o Austríaco Felix Baumgartner de 43 anos , subiu mais de 28 mil metros de altitude

A equipe Red Bull Stratos  reuniu as principais mentes do mundo em medicina aeroespacial, engenharia, desenvolvimento, criação terno pressão, cápsula e fabricação de balão. Ele inclui aposentado Estados Unidos coronel da Força Aérea Joseph Kittinger, que detém três dos registros de Felix se esforçam para quebrar.

Comparações entre o balão de ar e quente e o balão de gás hélio:

Balões de hélio tripulados

São bastante raros hoje em dia pelos seus custos proibitivos.São balões “fechados” onde a ascensão se dá pelo enchimento de gás hélio (He). Sendo este gás mais leve que o ar atmosférico, o balão eleva-se à grandes altitudes. As únicas competições existentes no mundo para este tipo de balão, são as provas de distancia, onde as equipes voam por dias ininterruptamente, onde o vencedor é aquele que pousa  mais longe do ponto de partida.

Balões de ar quente tripulados:

São estes os mais comuns e com maiores adeptos no mundo. A ascensão do balão se dá pelo aquecimento do ar atmosférico, que ficando menos denso eleva o balão. O combustível normalmente utilizado ;e o gás propano C3H8. A carga que um balão de ar quente pode elevar, depende exclusivamente do tamanho de seu envelope (balão). Um balão considerado “normal” tem em média de 2.000m3 à 3.000m3 de volume interno e pode levar entre 2 e 5 pessoas. Existem ainda os balões considerados “turísticos” que tem de 5.000m3 à 24.000m3 e podem levar de 6 até 35 passageiros por vôo. Os locais mais famosos para este tipo de passeio turístico são a Capadócia (Turquia); Ródano (França), Napa Valley (EUA).

Esta atividade no Brasil ainda é pouco explorada, mas existem voos nas cidades de Boituva, Rio Claro, Piracicaba e Sorocaba (SP) e também São Lourenço (MG), Torres e Canela (RS).

quer experimentar uma aventura dessas??? click aqui e saiba mais…

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*